Olá amigos, espero com este blog compartilhar os resultados de meus estudos sobre os povos antigos, sua sabedoria, ciência e espiritualidade. Acredito que nascemos para aprender, crescer e objetivar o bem comum, sendo assim, aqui estou para vivenciar esta meta. Sejam todos bem vindos a este blog!!!

O pensamento Criativo


Somos criados para pensar direcionados pelo intelecto, ou seja, verticalmente, de forma lógica e a não nos arriscarmos, cansarmos, sujarmos, gritarmos, corrermos, enfim a sermos bonzinhos! Sendo esta nossa orientação, vamos escolhendo nossas experiências a partir desses parâmetros.No futuro escolhemos trabalhos que nos tragam estabilidade acima de tudo, deixando de lado a auto-realização. Com base nestas constatações, identifica-se que na maioria de nossas experiências usamos somente um hemisfério cerebral, o esquerdo (da lógica, da memória, da repetição sem análise), onde somos condicionados a sermos competentes e a nos esforçarmos o tempo todo. E assim memorizamos, decoramos e nos esforçamos.
Pensar criativamente é pensar lateralmente. Temos que praticar os três hábitos poderosos: ATENÇÃO, PERCEPÇÃO E CONCENTRAÇÃO.
Para potencializar o pensamento criativo, determine-se em aprender o tempo todo. Aceite a idéia de crescer infinitamente. E acima de tudo escolha fazer a diferença nesta vida, ou seja, imaginar-se saindo da situação onde está e olhando o todo de forma distanciada.
Faça perguntas, como: Como se consegue tal coisa? Como resolvo esse problema? Ou use a expressão e se! “E se no lugar de pintar eu fizesse uma montagem?” “E se disser isto no lugar daquilo?”Pratique o método de auto questionar-se. De auto analisar-se. Acostume-se a pensar “e se?” e verá as idéias surgirem com fluidez.A maioria das pessoas se depara com um problema de difícil solução e fica com a mente paralisada, sem alternativa, aceitando pontos de vista limitadores; se vêem despreparados a superar os desafios; limitados, esquecem que o lado direito do cérebro, o lado do potencial criativo, da intuição, da capacidade de abstração, pode trazer a real solução. Para que o espírito criativo apareça é preciso que o seu cérebro tenha substância, ou seja, que tenha uma quantidade de informações suficientemente grande para que as idéias possam brotar na sua mente. É preciso, aprender a usar o lado direito do cérebro. É justamente nesse lado que se concentram todas as nossas potencialidades criativas. É preciso explorar esse mundo de talentos que existe em nossa cabeça. Todos os grandes gênios exploraram o lado direito do cérebro à procura do original, do incomum, do diferente, porque o comum e o banal, todo mundo faz. O diferencial é fazer a diferença. Todos nós temos a mesma ferramenta que eles “o cérebro”, o que nos diferencia deles é o treino, eles insistiam naquilo que estavam estudando, pesquisando, criando.
O pensamento criativo é o resultado da motivação dos dois hemisférios, tanto através de exercícios lógicos, como abstratos, imaginativos e técnicas lúdicas.
Guti Fraga

0 comentários: